Januária se prepara para receber a 14? Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais

Compartilhe!

Este ano, a Diocese de Januária irá receber a 14° Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais. A Romaria acontece no dia 18 de julho, na cidade de Januária, região da Bacia do Alto Médio São Francisco, no Norte de Minas Gerais.

A equipe organizadora espera cerca de nove mil romeiros de todo o estado. A equipe é formada por integrantes da Cáritas Diocesana de Januária, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Mitra Diocesana, Irmãs Paroquiais de São Francisco e da Divina Providência, Paróquia Sagrada Família e Nossa Senhora das Dores.

Com o tema “Terra e água partilhada, herança de Deus resgatada” e o lema “Nas terras e águas dos Gerais, a memória da resistência de nossos ancestrais”, a Romaria será um momento de anúncio da vitória da vida e da organização do povo e denúncia frente à violência do sistema capitalista neoliberal.

As Romarias das Águas e da Terra
As Romarias são momentos de fortes manifestações religiosas, em que fé e vida movem o povo na busca pela transformação da atual sociedade excludente. A construção deste lugar com “vida em abundância” para todos os filhos e filhas de Deus em comunhão com a criação, passa pela organização do povo que se coloca a caminho.

Em Minas Gerais, a Romaria das Águas e da Terra acontece desde 1996, como momento de celebração e reconhecimento da importância da Mãe Terra e Irmã Água. Esses bens vitais doados por Deus devem ser partilhados e preservados para as gerações futuras. São Francisco, patrono das romarias, é o símbolo da sociedade que queremos, na qual tudo e todos são irmãos.

A luta pela conquista e preservação da terra e da água sempre foi um tema complexo, principalmente numa região esquecida pelos governantes e dominada pela corrupção. Neste cenário, a Romaria das Águas e da Terra é um momento de anúncio e denúncia, na força do Espírito Santo e no seguimento de Jesus Cristo, frente à violência do sistema capitalista neoliberal.

Município de Januária
Com uma população de 67.516 habitantes, o município de Januária localiza-se no Norte de Minas Gerais, ao lado esquerdo do Velho Chico. Ele tem como base de desenvolvimento as riquezas doadas pelo São Francisco, impregnadas na vida dos pescadores, ribeirinhos, vazanteiros, quilombolas e indígenas.

Possui riquezas como o artesanato, a produção de cachaça de alta qualidade, o extrativismo de frutos e essências do cerrado e a atividade turística, com área de praia do rio São Francisco, Balneário Pandeiros (48 km), Parque Nacional Caverna do Peruaçú (a 45 km) e Grande Sertão Veredas (Chapada Gaúcha a 165Km). Os valores e culturas do município foram herdados pela mística e ancestralidade de uma relação de troca e respeito das comunidades tradicionais com o Velho Chico.

Januária comemora 150 anos de emancipação política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *