Alto Jequitinhonha recebe 3? Seminário sobre Feiras Livres e Políticas Públicas

Compartilhe!

A cidade de Veredinha (MG) sediou, no dia 27 de maio, o 3º Seminário: “Feiras Livres e Políticas Públicas no Alto Jequitinhonha-MG”, que contou com mais de 140 participantes de diferentes segmentos da sociedade. Fizeram-se presentes no evento, moradores de diversos municípios do Vale do Jequitinhonha, Norte de Minas, além de Belo Horizonte e Brasília.

É a terceira vez que o Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica – CAV, em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar Justino Obers -Núcleo PPJ, realiza o seminário sobre Feiras Livres e Políticas Públicas no Alto Jequitinhonha, sendo esta a primeira vez a se realizar em Veredinha, onde contou com grande apoio dos parceiros locais para sua realização.

O evento teve como objetivo expor e debater sobre as ações de apoio às feiras livres como uma estratégia de fomentar o fortalecimento econômico e cultural dos municípios nos âmbitos rural e urbano, bem como sobre a importância dessas feiras como forma de incentivo à agricultura familiar, além de buscar o envolvimento e sensibilização do poder público diante dessa alternativa, cuja política é viável e necessária para a região do Alto Jequitinhonha. 

No seminário, o professor da Universidade Federal de Minas Gerais e Fundador do Núcleo PPJ, Áureo Eduardo Magalhães Ribeiro, fez uma abordagem sobre a importância das feiras livres no interior do estado e apresentou os dados da pesquisa realizada na feira livre do município de Veredinha pelo Núcleo PPJ, em parceria com o CAV. Na oportunidade, Valmir Soares de Macedo, coordenador do CAV, também fez uma apresentação dos programas de trabalho que a entidade desenvolve na região, contando um pouco da história da organização, seus apoiadores e enfocando as ações que estão sendo iniciadas no município de Veredinha, no que tange ao apoio à feira livre local.

O seminário contou ainda com uma mesa de debate a respeito do tema “Feiras Livres e Políticas Públicas”, cuja mesa foi moderada por Eduardo Charles Barbosa Ayres, do Núcleo PPJ, contando com a participação de Boaventura Soares de Castro, Shirlei Aparecida Almeida Silva e Rodrigo Pires Vieira, representantes do CAV, Instituto Marista de Solidariedade (IMS) e Cáritas Brasileira Regional de Minas Gerais, respectivamente. 

Esse debate manteve em pauta assuntos tais como o programa de apoio às feiras livres que o CAV desenvolve na região, sementes crioulas e bancos de sementes e, ainda, economia popular solidária como uma alternativa de sustentabilidade social, econômica e cultural, assim como seus entraves diante do modelo econômico vigente.

Nesse rico momento de discussão, abriu-se espaço para perguntas, tendo os demais participantes oportunidade de interagirem, ficando, portanto, explícita a importância de se discutir democraticamente o tema e de se buscar uma construção comum de alternativas para apoio e disseminação da proposta.

Ao final do seminário, foi realizada uma feira de sementes crioulas, que muitos/as agricultores/as de Veredinha levaram para compartilhar e trocar com os mais de 80 presentes no evento. No<

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *