ASA Potiguar representa a sociedade civil na Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNDC)
Um total de 20 entidades da Articulação no Semiárido (ASA) Potiguar participaram da assembleia convocada pelo Ministério do Meio Ambiente, no último dia 19, para eleger os representantes da sociedade civil que irão compor a Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD).
Durante o seu planejamento anual e na sua última reunião mensal, a ASA Potiguar já havia discutido a importância de ocupar esse espaço na CNDC, com o objetivo de pautar e qualificar o debate sobre o papel dos povos do semiárido e da convivência sustentável como elementos centrais no combate à desertificação.
Avaliou-se que a presença de organizações da ASA na CNDC pode contribuir para fortalecer a luta popular no Semiárido contra a injustiça e a exclusão. Além disso, a participação da ASA ajuda a dar visibilidade aos princípios que denunciam o modelo de desenvolvimento vigente e que são uma ameaça à sustentabilidade do meio ambiente, principalmente do bioma Caatinga, e da vida humana.
Foram eleitas quatro entidades da sociedade civil para um mandato coletivo de representação, que irá alternar os nomes e debater, no âmbito da ASA, a condução dos debates e deliberações na CNDC. Para fins de formalização das representações junto ao Ministério do Meio Ambiente, foram indicados um titular e três suplentes: titular SEAPAC (Procópio Lucena); 1º suplente FETARN (Assis); 2º Suplente AACC (Edmundo Sinedino) e 3º Suplente FETRAF( Ildemar).
A avaliação das entidades presentes na assembleia foi de que essa iniciativa irá fortalecer o Grupo de Trabalho de Combate à Desertificação da ASA e propiciar sua participação e visibilização nos espaços nacionais, onde são travados esses debates e decididas as ações do estado sobre o tema da desertificação.