Familias agricultoras fazem intercâmbio em Caitité
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/p1-2.jpg)
Cerca de 40 agricultores e as agricultoras de Januária e da Serra Geral, em Minas Gerais participaram de um intercâmbio em Caitité, na Bahia para conhecer a realidade dessas famílias e também trocar experiências sobre suas realidades. O evento voltado para famílias beneficiadas pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), foi realizado entre os dias 12 e 13 de maio.
Os visitantes puderam conhecer várias experiências como a Casa do Bode, localizada no povoado de Boa Vista, município de Botuporã. A ideia de criar esse espaço surgiu em 2003 porque muitos agricultores da região criavam grandes quantidades de bodes em suas propriedades. A carne de bode é comercializada na cidade vizinha de Macúba, através da associação Casa do Bode, evitando assim os atravessadores. Atualmente a associação tem 20 sócios que fornecem bodes para o abate. O dinheiro arrecadado da venda da carne e lingüiça do bode é repassado para o próprio dono do animal.
Em seguida, os visitantes foram conhecer algumas tecnologias de armazenamento de água para a produção de alimentos: uma barragem subterrânea, a cisterna calçadão e a bomba d’água popular (BAP).
Os agricultores e as agricultoras ficaram muitos satisfeitos com as visitas. Dona Dulce Borges Pereira, da comunidade da Caatinga, município mineiro de Varzelândia, acredita que “o intercâmbio foi muito importante, porque tem muita coisa que agente não valoriza, como a água da enxurrada, como foi vista com a cisterna de produção. É muito bom conhecer outros lugares e pessoas com realidades de vida diferentes da nossa”.