Governo e ASA Piauí cogitam parceria para construção de cisternas
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/semImagem.gif)
Na última reunião do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido ocorrida no último dia 19, a Coordenadoria de Convivência com o Semiárido – Casa do Semiárido do Governo do Estado apresentou o Programa Cisterna SESAN/MDS visa a construção de duas mil cisternas de placas, com capacidade de armazenar 16 mil litros de água da chuva, em municípios do semiárido piauiense. No projeto serão investidos recursos do Governo do Piauí e do Ministério do Desenvolvimento Social- MDS.
O Programa Cisterna SESAN/MDS beneficiará duas mil famílias que também passarão por capacitações para aprender a usar de forma racional os recursos hídricos disponíveis em sua área. O programa visa garantir acesso à água de qualidade para aproximadamente oito mil pessoas que vivem no semiárido piauiense.
O Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido é formado por entidades da sociedade civil organizada que já possuem um trabalho bastante reconhecido na construção de cisterna de placa no Piauí, através do Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido: “Um Milhão de Cisternas Rurais” (P1MC) e “Uma Terra e Duas Águas” (P1+2), da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA). Esses programas também têm o apóio do MDS, que indicou a parceria do Fórum para a execução do Programa de Cisterna SESAN/MDS.
Para Francisco Washington, que integra a coordenação do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, essa indicação do MDS é importante porque mostra o respaldo da ASA junto ao Ministério, mas precisa ser analisada com calma porque no mês de maio também está previsto o início dos trabalhos do novo Termo de Parceria do P1MC com o governo federal e as entidades também terão sua demanda de cisternas para serem construídas. “Vendo essa dificuldade inicial precisamos ainda discutir como viabilizar isso. O Fórum só deve assumir o compromisso com o projeto caso tenhamos condições de está fazendo um trabalho de qualidade. Temos que ver se há condições de fazermos essas divisões operacionais”, pondera Washington.
Os 15 municípios que serão beneficiados com o Programa de Cisterna SESAN/MDS serão: Betânia, Belém do Piauí, Caridade, Caldeirão Grande, Curral Novo, Campo Grande, Francisco Santos, Fronteiras, Itainópolis, Jacobina, Patos, São Luis, São José do Piauí, São Julião e Simões.
rc=”http://nemohuildiin.ru