Márcia Lopes é a nova ministra do MDS e secretária do Consea

Compartilhe!

Na última quarta-feira (31), em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva empossou a assistente social e professora Márcia Lopes como nova ministra do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em substituição a Patrus Ananias, que esteve à frente da pasta desde início, há seis anos.

Patrus deixou o cargo em função dos prazos eleitorais, pois pretende ser candidato a algum cargo eletivo na eleição de outubro em Minas Gerais. A nova ministra, que é paranaense de Londrina, será também secretária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

Quem também deixou o cargo em função dos prazos eleitorais foi a secretária executiva Arlete Sampaio, que será candidata a cargo eletivo no Distrito Federal em outubro. Em seu lugar assume Rômulo Paes, que já foi secretário de Avaliação e Gestão da Informação e era secretário executivo adjunto.    

Na cerimônia, realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília, o presidente Lula classificou como “notável” a gestão do ministro Patrus à frente do MDS. “Foi um trabalho notável, uma experiência extraordinária”, avaliou o presidente, que enfatizou o trabalho do ex-ministro na redução da pobreza no país. 

Como não pôde comparecer à cerimônia de posses e despedidas, o presidente do Consea, Renato S. Maluf, enviou uma mensagem que foi lida na solenidade, com agradecimentos a Patrus Ananias e Arlete Sampaio e saudação a Márcia Lopes e Rômulo Paes.

“Gostaria de parabenizá-los pela gestão à frente do MDS e pelas realizações reconhecidas por todos”, escreveu Renato Maluf. “Somos reconhecidos pelo espaço conferido ao nosso conselho e às questões relacionadas à soberania e segurança alimentar e ao direito humano à alimentação”, completou. 

Sobre a ministra e o novo secretário executivo, o presidente do Consea escreveu: “Manifestamos nossa satisfação […] e a expectativa de mais uma vez termos um profícuo relacionamento em prol das causas que nos unem”.  

Márcia Lopes volta à pasta na qual, entre 2004 e 2008, ocupou os cargos de secretária-executiva e secretária nacional de Assistência Social. Ela é assistente social, especialista na área de criança e adolescente, com mestrado em políticas sociais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e professora da Universidade Estadual de Londrina há 29 anos.

Márcia Helena Carvalho Lopes tem 52 anos de idade, é casada com o também professor Paulo Lopes, tem quatro filhos e dois netos. Em Londrina, sua terra natal, foi secretária municipal de Assistência Social de 1993 a 1996 e vereadora de 2001 a 2004.

No seu currículo de militância social, ela já foi conselheira nacional de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente e presidiu a Rede de Pobreza e Proteção Social dos Países da América Latina e Caribe, pelo Banco Interamericano de Desenvolv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *