Feira de Saberes e Sabores do Semiárido tem comida, diversão e arte

Compartilhe!

Desta terça até quinta-feira (22 a 26), a Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) promove em Juazeiro (BA) a Feira Saberes e Sabores do Semiárido, que acontece em meio ao VII EnconAsa, o Encontro Nacional da ASA.

Nos três dias, a Feira de Saberes e Sabores terá início às 19 horas, às margens do rio São Francisco, na Orla Nova de Juazeiro.

Aberta ao público, a feira é um espaço de comercialização, troca de conhecimentos, apresentações culturais e de celebração pelos 10 anos da ASA. Haverá barracas de artesanato e de alimentos orgânicos da agricultura familiar, além de estandes de 10 estados da região semiárida. A diversão fica por conta de artistas locais, grupos de dança, forrozeiros e repentistas.

Além de participar de um espaço de comércio justo e solidário, o público também poderá conhecer como agricultores e agricultoras organizam a produção em seus sítios, como armazenam a água, recuperam a caatinga e utilizam a vegetação nativa na produção de pratos da culinária nordestina e mineira.

A Feira de Saberes e Sabores faz parte da programação do VII Encontro Nacional da ASA – Enconasa, que acontece de 22 a 26 de março, no Auditório do Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro.

Segundo Márcia Muniz, da comissão organizadora do EnconASA, “a feira é um espaço de troca de conhecimentos e de visibilidade das experiências dos agricultores e das agricultoras. É também uma forma de fortalecer as dinâmicas locais, aproximar as populações do campo e da cidade e mostrar para a sociedade os resultados obtidos com as ações de convivência com o semiárido. São essas ações que integram as propostas da ASA para a construção de um projeto de desenvolvimento sustentável para a região”.

Ao visitar a feira, “a população poderá conferir, por exemplo, o que a agricultura familiar e camponesa do semiárido vem criando de conhecimento e inovações para a produção dos alimentos que estão nas mesas dos brasileiros e das brasileiras, produzidos de forma agroecológica. Nós estaremos debatendo sobre essas e outras questões durante o EnconASA e o povo de Juazeiro poderá, ao visitar a feira, ter a oportunidade de também ter acesso a essas informações”, explica Márcia Muniz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *