Encontro Nacional de Articulação no Semiárido

Compartilhe!

O sétimo Encontro Nacional da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (EnconASA), evento dedicado à discussão e avaliação das políticas públicas voltadas para a região e ao fortalecimento das experiências de convivência com o Semiárido foi aberto oficialmente ontem (22) durante a noite no auditório principal do complexo Multieventos, no campus de Juazeiro (BA).

Aproximadamente 500 delegados dos nove estados do nordeste mais Minas Gerais participaram da abertura. Até o próximo dia 26 de março, o encontro acontece com uma série de atividades visando como preconiza o tema proposto ASA- 10 Anos Construindo o Futuro e a Cidadania no Semiárido. Além da comemoração de aniversário de 10 anos, o encontro que acontece a cada dois anos vai avaliar e discutir as novas perspectivas de convivência com o Semiárido dentro do contexto sócio-político e econômico do País.

Também será aberto o debate sobre o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semi-Árido e suas duas estratégias: o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) e o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). O evento também contará painéis e oficinas temáticas sobre os temas: acesso à terra, acesso à água, segurança e soberania alimentar, economia popular e solidária, educação contextualizada, auto-organização e direito das mulheres e biodiversidade.

Segundo o coordenador da executiva ASA Aldo Santos o objetivo é fazer com que as atuais e novas gerações tenham uma nova concepção de vivência com o Semi-árido. “A dimensão de pensar um novo desenvolvimento para o semi-árido brasileiro é o foco central de estarmos aqui, e comemoramos uma nova visão sobre essa região, onde as pessoas sejam o centro das mudanças que podem efetivamente acontecer, oportunizando maior qualidade de vida”, explica.

Hoje acontece a exposição de modelos de desenvolvimento no contexto das crises, a Caminhada do Semi-árido às 15h com saída do Shopping Águas Center, ela será encerrada na Orla Nova onde acontece a Feira de Sabores e Saberes, que será realizada nas noites dos dias 23 a 25. Nela cada estado irá mostrar e comercializar produtos oriundos da agricultura familiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *