Segurança alimentar é debatida em jornadas pedagógicas
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/seguranca-alimentar.JPG-scaled.jpg)
O projeto Cisternas nas Escolas realiza, durante o mês de fevereiro, uma série de jornadas pedagógicas em municípios do semiárido baiano com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Iniciada na quarta-feira (10), em Boa Nova (a 438 km de Salvador), a atividade tem o objetivo de discutir educação contextualizada com a realidade da região, por meio do debate sobre temas como segurança alimentar e sustentabilidade. As jornadas também serão promovidas em Chorrochó, Oliveira dos Brejinhos, Quijingue, Araci e Ibitiara.
Sensibilizar educadores, coordenadores, secretários e gestores municipais sobre a necessidade de incorporar o tema da convivência com o semiárido na prática educacional é a principal meta do projeto, desenvolvido pelo Centro de Assessoria do Assuruá (CAA) em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e Governo Federal. O Cisternas nas Escolas é um política pública pioneira no Brasil, que busca garantir condições adequadas de armazenamento de água em 43 escolas baianas, além de incentivar a produção de alimentos em hortas agroecológicas. As ações também incluem capacitação de educadores, pesquisa acadêmica e atividades educativas com famílias do entorno escolar.
Além disso, está prevista a realização de um seminário estadual sobre educação e segurança alimentar, no mês de março. Um dos temas a serem discutidos é a Lei 11.947/09, que trata do aproveitamento da agricultura familiar na merenda das escolas.