“Gênero e Semiárido: direitos iguais” é tema de Reunião Ampliada do Fórum Cearense
O Fórum Cearense Pela Vida no Semiárido realizou nos dias 04 e 05 de fevereiro sua I Reunião Ampliada de 2010. O evento aconteceu no Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité. As discussões fluíram em torno da temática “Gênero e Semiárido: direitos iguais”, com o objetivo de sensibilizar homens e mulheres para percepção da desigualdade nas relações e construir ações de luta das mulheres dentro do Fórum, fortalecendo a organização na luta pelos seus direitos.
Um dos pontos forte da reunião foi o depoimento de Francisca das Chagas Alves de Oliveira, conhecida como Francis, 46 anos. Francisca foi vítima de tentativa de homicídio pelo seu companheiro, com quem esteve casada por dois anos.
Segundo Francisca, no dia do incidente, seu companheiro começou a zombar dela e sem qualquer motivo ou discussão a atacou e deu vários golpes em seu corpo. As sequelas foram tamanhas, que até hoje dificultam o seu convívio social. Para ela, participar da reunião do Fórum e partilhar sua vida com outras mulheres lhe dar mais coragem.
“O que aconteceu comigo acontece com muitas mulheres e o pior é que muitas nem conseguem falar porque têm medo. Com meu depoimento, posso ajudar outras mulheres a não se calarem diante das agressões, nem terem medo de denunciar”, diz Francisca, reconhecendo que há uma luta em defesa da mulher e que o Fórum Cearense é um espaço para isso.
No segundo dia da reunião (05) abriu-se um espaço para socialização do P1MC e do P1+2, EnconASA, Semana das Águas e as experiências vivenciadas nos trabalhos que são feitos no Semiárido Cearense. Nos encaminhamentos, o Fórum decidiu trabalhar o tema de gênero em todos os momentos da caminhada, mesmo nos momentos de intervalos das reuniões ampliadas.
O próximo encontro do Fórum está marcado para os dias 08 e 09 de abril, em Sobral, com o tema Desertificação.