Estudantes promovem ações de mobilização social
Os jovens estudantes dos municípios de Salvador e Valente produziram materiais para sensibilizar a população em participar de iniciativas solidárias. Como parte da Campanha Nacional Uma Ação para Crianças, a iniciativa reuniu 60 estudantes de diferentes colégios, das duas cidades, em duas etapas.
Em maio, estudantes de Salvador foram à Valente, para conhecerem as técnicas de convivência com o semiárido. Depois, foi a vez dos estudantes de Valente virem à capital baiana e realizarem, em conjunto com outras 500 pessoas, um mutirão de limpeza na Praia de Ondina.
Chamada de ‘Intercâmbio da Água’, o projeto fez surgir o Jornal da Água, vídeos e spots de rádio. As crianças e adolescentes participaram de oficinas de leitura, de oficinas de comunicação, além de terem trocado experiências sobre a importância das técnicas de reserva e preservação da água e o cuidado com a preservação do oceano e a reciclagem do lixo.
Durante as oficinas nas duas cidades os estudantes filmaram, fotografaram, e entrevistaram moradores, produtores e professores. Os materiais produzidos pelos alunos serão expostos nas escolas participantes do Intercâmbio, em outros locais públicos e no blog da turma.
Ação – O Intercâmbio da Água é uma iniciativa da Coordenadoria Ecumênica de Serviço(CESE), com a parceria do Movimento de Organização Comunitária (MOC) e dos colégios Dois de Julho, Instituto Social da Bahia e Antônio Vieira e da prefeitura municipal de Valente.
É uma atividade que parte da Campanha Nacional Uma Ação para Crianças, que tem o objetivo de estimular a participação da sociedade em ações de mobilização que beneficiem crianças e adolescentes.