Sementes começam a ser distribuídas
O Projeto Hora de Plantar começa a distribuir 4.140 toneladas de sementes das culturas de feijão, milho, arroz, sorgo, algodão, mamona, gergelim, girassol e amendoim. Os 136.674 agricultores de base familiar do Ceará receberão também 30 mil metros cúbicos de mandioca; 1.500 toneladas de sementes de cana-de-açúcar; 715 mil mudas de cajueiro anão precoce e 5 milhões raquetes de palma forrageira.
A primeira região beneficiada foi o Cariri. Para facilitar a entrega, as sementes foram estocadas em dois pontos: em Brejo Santo, leste da região, e Campos Sales, a oeste. No Cariri, 30.310 agricultores estão sendo beneficiados com 918 toneladas de sementes, 64 mil mudas de cajueiro, 700 toneladas de cana-de-açúcar, 5.150 metros cúbicos de mandioca e 470 mil raquetes de palma forrageira. Os agricultores também deverão ser orientados com o Programa de Práticas Agrícolas de Convivência com o Semiárido.
Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, o investimento será de R$ 17.087.650 em sementes e mudas. “Começamos pelo Sul do Ceará onde, tradicionalmente, as chuvas começam mais cedo, por isso é preciso plantar mais cedo”, destaca. No restante do Estado, as sementes serão distribuídas ainda em janeiro, já a partir da próxima segunda-feira.