Seca afeta pelo menos 1,8 milhão de pessoas no país
SÃO PAULO – A seca no Brasil atinge, atualmente, pelo menos 1,8 milhão de pessoas. O número se refere à quantidade de habitantes beneficiados por carros-pipa providenciados pelo Exército no país.
Segundo a Secretaria Nacional de Defesa Civil, ligada ao Ministério da Integração Nacional, dados da última quarta-feira mostram que 578 cidades brasileiras são atendidas gratuitamente pelos carros-pipa, no Nordeste e no Sudeste. E, com a chegada do verão, o número tende a aumentar. Na semana passada, por exemplo, eram 562 municípios.
– O número é muito dinâmico, muda a cada dia, pois às vezes a situação do município melhora, e ele não precisa mas da ajuda do carro-pipa – disse a secretária nacional de Defesa Civil, Ivone Valente.
A situação é pior na Bahia, onde moradores de 165 cidades precisam da ajuda dos carros-pipa.
– Metade das cidades baianas, ou seja, 217 cidades, estão em região de semiárido – explica Ivone.
Depois da Bahia, a situação é mais grave na Paraíba (84 cidades), Piauí (81), Pernambuco (75) e Ceará (70). O Rio Grande do Norte tem 49 cidades sendo atendidas e Minas Gerais, o único estado do Sudeste na lista, 44. Já Alagoas tem nove e Sergipe, uma. Segundo Ivone, a quantidade de cidades que sofrem com a seca este ano não é muito diferente da de anos anteriores.
– Está na média para o período. Em janeiro, o número deve ser maior que em dezembro, por causa do verão – disse.
Já o número de cidades que decretaram estado de emergência por conta da seca não chega a 200, segundo a secretária, que explicou que o decreto não é condição prévia para obter a ajuda gratuita dos carros-pipa e também da distriuição de cestas básicas.