Semiárido baiano será beneficiado com Projeto Aguadas

Compartilhe!

A partir de janeiro, diversos municípios da região semiárida da Bahia serão atendidos com iniciativas voltadas à melhoria da oferta hídrica. As ações serão viabilizadas através de convênio firmado entre o Instituto de Gestão de Águas e Clima (Ingá) e nove entidades vinculadas à Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA).

A parceria vai permitir a limpeza de aguadas, construção cisternas e barreiros trincheira, equipamentos destinados ao armazenamento de água para produção de alimentos e criação de animais. Ao todo, serão aplicados R$ 9 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), recursos que beneficiarão cerca de 1,4 mil famílias.

Está prevista, ainda, a capacitação dos beneficiários sobre convivência com o semiárido e noções de gerenciamento de recursos hídricos. “O projeto foi construído com participação e debate. Faz parte das nossas estratégias para garantia do que chamamos de segunda água, fundamental para a segurança alimentar da população”, destacou Naidson Batista, coordenador executivo da ASA.

Para o dirigente do Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), Mário Augusto Jacó, a iniciativa terá impactos significantes na qualidade de vida da população. “As famílias sertanejas foram historicamente excluídas do processo de políticas públicas”, comentou, na solenidade de assinatura dos convênios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *