Comunicadores populares se reúnem no Semiárido mineiro

Compartilhe!

Nos dias 09 e 10 de dezembro foi realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha, em Minas Gerais, a reunião da Rede de Comunicadores Populares do Semiárido. O objetivo foi debater sobre os trabalhos realizados durante o ano de 2009 e planejar a caminhada para 2010.

Essa Rede é formada por comunicadores populares das regiões do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha, que através da comunicação popular divulgam as informações sobre as experiências vivenciadas pelas famílias agricultoras e os trabalhos desenvolvidos pelas entidades que compõem a ASA (Articulação no Semi-Árido Brasileiro) no estado.

Para o comunicador popular e agricultor Geraldo Gomes, da comunidade Touro, município de Serranópolis de Minas, o papel da comunicação popular vai mais além e diz respeito a tudo que liga a cultura do povo. “O papel da Rede é também de resgatar a cultura do povo, tanto no trabalho de sementes como de músicas, poesias, artesanato, rezas, festas”, afirma.

Dentre as diversas questões que foram abordadas nestes dois dias, foi colocado que desenvolvimento da Rede deve partir primeiramente do nível local e microrregional e a partir daí, planejar alternativas para chegar ao nível estadual. Com essa análise, foi possível formular os encaminhamentos de ações a serem realizadas no próximo ano.

Apesar das dificuldades de transmissão da comunicação popular vivenciada pela Rede, como a distância entre os municípios, muitas propostas surgiram durante o encontro para fortalecer essa comunicação. Dentre elas, o acesso a uma maior quantidade de informações, a divulgação da Rede, o envolvimento de um maior número de comunicadores, a busca de novos meios de comunicação e um maior espaço dentro dos grandes meios de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *