Casa da Mulher ganha prêmio da Assembleia Legislativa

Compartilhe!

A Casa da Mulher do Nordeste (CMN) recebeu, na última quarta-feira (2), a Medalha de Mérito Mulheres de Tejucupapo, da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Uma das nove categorias da Medalha Leão do Norte, a “Mulheres de Tejucupapo” homenageia pessoas ou instituições que se empenham na defesa dos direitos das mulheres. A Sessão Solene de entrega da comenda foi realizada no Plenário da Assembleia.

“Esse reconhecimento não é só importante para a Casa, mas para todo o movimento de mulheres. Não é fácil ser norteado por um tema como o feminismo”, diz Graciete Santos, coordenadora geral da Casa da Mulher. “Estamos enfrentando uma fase de fragilidade das ONGs em geral, de dificuldade de acesso a fundos públicos e de falta de marco legal. Daí nossa satisfação em receber a Medalha”, explica.

 Nos seus 29 anos de existência, a CMN não perdeu o foco inicial, de luta pela autonomia das mulheres, através da inserção no processo econômico. “Nós resistimos e não desistimos. Ao mesmo tempo, a Casa é uma organização que se renova”, destaca Graciete, em referência à expansão das ações territoriais no Sertão do Pajeú.

As outras categorias da Medalha Leão do Norte homenageiam organizações ou pessoas com ações em favor dos direitos humanos, dos esportes, das artes, da assistência social, da população negra, da preservação do meio ambiente, da educação e de combate à fome.

Tejucupapo – O nome da medalha da Assembleia Legislativa faz referência às famosas mulh
eres guerreiras de Tejucupapo, um pequeno distrito localizado em Goiana, Pernambuco. Nos idos de 1646, em plena invasão holandesa, as mulheres tejucupapanas expulsaram cerca de 600 holandeses de suas terras. Aproveitando-se da ausência de homens no vilarejo – por ser um dia de domingo, quando iam comercializar fora – os holandeses atacaram Tejucupapo – e foram recebidos com verdadeira tática de guerrilha: a mais célebre foi a utilização de água fervente, incrementada com pimenta. (www.memorialpernambuco.com.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *