Programas da ASA trazem perspectivas de uma vida melhor para agricultores e agricultoras

Compartilhe!

O trabalho desenvolvido pela Articulação do Semi-Arido Brasileiro (ASA), através de seus programas: Um Milhão de Cisternas (P1MC) e Uma Terra e Duas Águas (P1+2), tem mobilizado homens e mulheres na luta por uma vida digna.

As famílias que antes só plantavam, começam a enxergar novos horizontes. Primeiro vieram os encontros, depois as primeiras construções e agora já se percebe os primeiros passos para práticas que darão início a uma nova vida.

Jovens, crianças e adultos apostam que é possível viver melhor no sertão e que esta possibilidade vem com o trabalho de mobilização em que eles são protagonistas.

Nas comunidades Umarizeiro, Cruz e Carnaúba, como em outras comunidades do Ceará, onde já se pode olhar e contemplar cisternas construídas ou barragens, as pessoas se alegram e acreditam que o sonho por vida melhor está se tornando realidade.  

“Não acreditava que isso ia acontecer, mas, agora, sei que vou poder plantar minha horta, melancia, feijão e ter água perto de casa”, diz Dona Ilnar Monteiro, beneficiada com a barragem subterrânea. Mãe de sete filhos e viúva, a agricultora não esconde a alegria de receber a barragem e planeja suas plantações ao redor da construção.

Assim como Dona Ilnar, outras mulheres expressam a alegria em realizar um sonho que vem de longo tempo: ter uma horta para o consumo familiar. “Muita coisa mudou aqui depois da chegada das cisternas de placa [do P1MC] da ASA e com esta que veio agora, bem maior [cisterna-calçadão, do P1+2], muita coisa vai melhorar. Vou plantar coentro, cebola, alface, o que puder plantar”, planeja Eridan Souza, da comunidade Cruz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *