Dom Helder inspira debate sobre açăo social desenvolvida por agentes Cáritas de todo o Brasil
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/semImagem.gif)
Mais de 250 pessoas de todo o país desembarcarão no município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco, no próximo dia 04 de dezembro. Elas vão participar da Assembléia Nacional 2009 da Cáritas Brasileira, que aproveita o ano do centenário do seu fundador, Dom Helder Câmara, para refletir o tema “Com Dom Helder, profecia e construção do Brasil que queremos”.
Em três dias de atividades, os agentes Cáritas pretendem refletir sobre os trabalhos desenvolvidos pelas 170 entidades membros da rede, espalhadas por todo o país, e reafirmar o compromisso de promover o poder popular, a partir dos ensinamentos de D. Helder. Os debates que ocorrerão na Assembléia serão inspirados no carisma do ex-arcebispo de Olinda e Recife, que sempre provocou a sociedade e a própria Igreja a assumir uma postura de combate à fome, às desigualdades e em favor dos direitos humanos e de um Brasil com Justiça e Paz.
O presidente da Cáritas Brasileira, Dom Demétrio Valentini, explica que o fato do local escolhido para esse evento ser dentro da Arquidiocese de Olinda e Recife não é algo aleatório. Essa escolha sinaliza a intenção da Assembléia que é de abordar a importância da herança de D. Helder, não só para a Igreja, mas para o povo brasileiro, e para a humanidade inteira que sente, cada vez mais, a necessidade de pessoas como ele. “Comprova-se o que sentenciou Paulo VI, quando afirmou que a humanidade hoje tem mais necessidade de testemunhas do que de mestres. Vamos refletir a caminhada da Cáritas à luz do testemunho de D. Helder”, destaca.
Homenagem
A Assembléia abrirá espaço, também, para homenagear um dos seus grandes militantes, o ex-membro da diretoria nacional, Odair Firmino, falecido em 2008. Um homem que encontrou na Cáritas Brasileira a possibilidade de viver sua paixão pela libertação integral das pessoas, tendo nos excluídos e excluídas os grandes protagonistas.
Em memória desse grande lutador, que animou processos fundamentais na vida do país, nos quais a Cáritas foi se firmando como uma das forças essenciais, especialmente na década de 90, a exemplo das Semanas Sociais Brasileiras, do nascimento do Grito dos Excluídos, do lançamento da Campanha pela Convivência com o Semi-Árido e da Articulação do Semi-Árido, com seu Projeto de 1 Milhão de Cisternas, entre outros, será lançado o Prêmio Odair Firmino de Solidariedade. Ele será entregue, anualmente, por ocasião da semana da solidariedade e do aniversário de fundação da Cáritas Brasileira. Poderão receber o prêmio, iniciativas que possuam como elementos constitutivos a defesa e promoção da vida humana e da sociobiodiversidade; relações igualitárias de gênero, raça, etnia e geração; protagonismo das pessoas em situação de exclusão social; democracia participativa e diversidade cultural e religiosa.
A dinâmica do encontro – Logo na abertura da Assembléia, as novas entidades associadas à Cáritas Brasileira serão acolhidas pelos participantes. Para marcar o momento, será entregue um diploma em reconhecimento a integração oficial dessas instituiç&otild