Mulheres promovem Apitaço pelo fim da violência
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/semImagem.gif)
Hoje (26) a ONG Cidadania Feminina realiza o Apitaço pelo Fim da Violência Contra a Mulher, às 19h30, no Alto José Bonifácio – Recife. O objetivo do ato é enfrentar a violência na comunidade, utilizando o apito para inibir o agressor e fortalecer a mulher em situação de violência.
A experiência do Apitaço já faz parte da ação de grupos de mulheres de outros bairros, como Passarinho, Córrego do Ouro, Bomba do Hemetério, Boqueirão, Alto de Fátima, Ibura, entre outros. “A Cidadania Feminina construiu o Apitaço no lugar onde as mulheres estão, independente do nacionalismo ou regionalismo, nós acreditamos que esta ação vem contribuir com o fortalecimento de mulheres organizadas do continente e do mundo. Vamos apitar até a violência acabar.”, disse Rejane Pereira, coordenadora da instituição.
A ONG Cidadania Feminina é uma organização feminista de mulheres residentes do Alto José Bonifácio que luta por direitos humanos. Uma de suas causas é pelo fim da violência doméstica. A ação conhecida como Apitaço já existe há cinco anos e sua intenção é reduzir a escalada da violência contra a mulher no Estado.
Dados de Violência – O Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE), com base nos números oficiais apresentados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) e cotejados com os dados do portal pebodycount.com, registrou, preliminarmente, que até 22 de novembro deste ano, 291 mulheres foram assassinadas em Pernambuco. Foi revelado o aumento de 6,8% no número de homicídios que vitimou o sexo feminino em Pernambuco quando comparados com os dados referentes aos períodos de janeiro a outubro de 2008 e 2009.
Serviço:
Apitaço pelo Fim da Violência Contra a Mulher
Hora: 19h30
Local: sede da Cidadania Feminina
Rua Amoz, 120 – Córrego do Euclides/Alto José Bonifácio – Recife/PE