Seminário debate cadeia produtiva do algodão
Entre os dias 25 e 27 de novembro vai acontecer o III Seminário da Rede do Algodão Agroecológico da Agricultura Familiar do Semiárido Brasileiro, que ocorrerá na Casa de Cultura, em Umarizal, região Oeste do Rio Grande do Norte. O evento tem por objetivo discutir a situação atual da cadeia produtiva do algodão agroecológico no Semiárido Nordestino, encabeçada pela Rede do Algodão Agroecológico da Agricultura Familiar, fórum que envolve representantes de ONGs, compradores e produtores de algodão de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
Considerado o “ouro branco” do agricultor, o algodão, cultura de grande importância econômica para o Semiárido, teve sua produção devastada pela praga do bicudo. Nos tempos atuais a produção volta com toda força, através do manejo agroecológico. Nessa forma de cultivo, é feito um controle natural das pragas e a relação entre produtores e compradores se dá de forma solidária e sustentável. A produção do algodão agroecológico atualmente exerce grande importância nas atividades sociais e econômicas do Semiárido Brasileiro.
O III Seminário da Rede do Algodão Agroecológico da Agricultura Familiar do Semiárido Brasileiro deverá reunir cerca de 70 pessoas que vão discutir questões relacionadas a toda cadeia de produção, desde o plantio, passando pela certificação orgânica, as negociações com o comércio internacional e as mudanças climáticas que interferem no resultado da produção.