Mulheres de Catuti formam Comissão Municipal

Compartilhe!

Vinte e sete mulheres rurais e urbanas do município de Catuti, região norte de Minas Gerais, reuniram-se no último dia 11 para trocar experiências e formar a Comissão Municipal de Mulheres. Durante o encontro, elas socializaram as lutas e desafios locais, além da expectativa em relação à formação da Comissão.

Para Silvana Cardoso, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), esse é um grande avanço para o município e para a luta das mulheres também. Segundo ela, a idéia de construir essa comissão já estava sendo articulada e se tornou mais forte depois da participação no Encontro de Mulheres da Articulação no Semiárido Mineiro (ASA Minas), realizado em setembro, em Minas Novas. “Depois desse encontro, voltamos mais fortes, sentindo que realmente era necessário juntar as mulheres, pois não tínhamos nenhuma representação, nenhuma organização de mulheres no nível do município”, conta.

Durante o Encontro em Minas Novas, as participantes discutiram a situação da mulher na atual sociedade e afirmaram que, apesar dos avanços, não é raro encontrar mulheres que ainda vivem em situação de opressão, violência e exclusão. O debate apontou que muitas sofrem violência doméstica (física ou verbal), têm o trabalho invisibilizado, ganham menos do que os homens e são as únicas responsáveis pela criação dos filhos, pelo cuidado com a família e com a casa. Na maioria das vezes também não participarem das decisões políticas.

“Somente organizadas, as mulheres conseguirão compreender essa situação e interferir nesta realidade, lutando por políticas públicas, transformando as relações em casa e no trabalho e participando das tomadas de decisão em suas vidas e na sociedade”, afirma a integrante do Grupo de Trabalho de Gênero da ASA Minas e agente da Cáritas Regional Minas Gerais, Lívia Bacelete.

Além de fortalecer o GT da ASA Minas, a Comissão Municipal de Mulheres de Catuti, faz parte do Coletivo de Mulheres do Norte de Minas. Segundo a articuladora do Coletivo e diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha, Maria de Lourdes de Souza, “isso tudo é reflexo de um amadurecimento da discussão”. Anterior a esse processo, foram realizados muitos trabalhos, entre eles, uma reunião no CMDRS de Catuti com diversos representantes, tantos homens quanto mulheres, para a conscientização da importância de trabalhar a temática do gênero associada ao desenvolvimento sustentável rural.

A Comissão Municipal das Mulheres de Catuti pretende realizar reuniões periodicamente em lugares fixos e itinerantes, para poder mobilizar e conscientizar as mulheres das diversas comunidades do município.

e”>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *