ASA recebe homenagem da Fundação Banco do Brasil
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/semImagem.gif)
A Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) foi homenageada durante a entrega do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2009, que aconteceu nesta terça-feira (24), em Brasília (DF). A Articulação foi reconhecida pelos seus programas: Um Milhão de Cisternas (P1MC) e Uma Terra e Duas Águas (P1+2), voltados para a captação de água para consumo humano e produção de alimentos, por meio de tecnologias simples, de baixo custo e domínio dos agricultores e agricultoras.
“A ASA é, para nós, um exemplo de como uma tecnologia social pode ser reaplicada e colocada a serviço das comunidades”, afirmou o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Pena. A homenagem foi recebida pela coordenadora da ASA, Valquíria Lima. “A Fundação é pioneira no trabalho com tecnologia social, um conceito que já foi definido, por um agricultor, como alguma coisa que muda de fato a vida da gente”, disse a coordenadora.
A quinta edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social elegeu oito tecnologias, de uma total de 24 finalistas. Cada vencedor recebeu R$ 50 mil, para investir na expansão, aperfeiçoamento ou reaplicação da tecnologia social. A seleção levou em consideração os seguintes critérios: inovação, exemplaridade, transformação social e potencial de reaplicabilidade.
“Mais importante do que o dinheiro é o reconhecimento. Somente os representantes das tecnologias sabem o que eles tiveram que enfrentar para consolidar uma solução local. Com o reconhecimento, eles ganham força para continuar, ganham outros prêmios, incentivos, patrocínios, e podem ser reaplicados por causa da visibilidade”, afirmou Jacques Pena.
O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social tem como objetivo “identificar, certificar, premiar e difundir Tecnologias Sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional e que sejam efetivas na solução de questões relativas a água, alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, renda e saúde”. Nesta edição, foram inscritas 695 tecnologias, das quais 144 foram certificadas.
Confira os oito vencedores:
Categoria Região Norte
Telinha de Cinema (TO)
Categoria Região Nordeste
Cultivo Sustentável de Algas Marinhas (CE)
Categoria Região Centro-Oeste
Adolescentes Protagonistas (DF)
Categoria Região Sudeste
Vovô Sabe Tudo (SP)
Categoria Região Sul
Produção e Preservação de Sementes Crioulas (RS)
Categoria Direitos da Criança e do Adolescente e Protagonismo Juvenil
Rádio Pela Educação (PA)
Categoria Gestão de Recursos Hídricos
Barragem Subterrânea com Lona Plástica (RN)
Categoria Participação de Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais