Que Exploração é essa?
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/semImagem.gif)
Fruto da reunião da expertise de quem faz TV com qualidade com aqueles que conhecem a dura realidade da violência sexual contra crianças e adolescentes, o Futura estreia neste domingo (15) a série “Que Exploração é essa?”. Uma realização do Canal Futura, em parceria com a Childhood Brasil (WCF-Brasil) e produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre, o programa aborda de maneira inédita o dramático problema da exploração sexual infanto-juvenil, que atinge milhões de meninas e meninos no mundo todo.
O projeto é resultado de uma longa trajetória de pesquisa e parcerias realizadas pela mobilização comunitária do Canal. Há dois anos, a equipe do Futura acompanha as agendas da sociedade civil sobre a temática, participando de fóruns, debates e eventos. Depois de levar a questão para muitas pautas do jornalismo, o desafio do Futura era produzir um programa que abordasse a exploração sexual infanto-juvenil a partir de uma abordagem inovadora, capaz de transformar perspectivas, falas, textos e concepções.
Toda a produção do programa foi acompanhada, discutida e avaliada por mais de 30 ONGs e instituições de referência na área – como a WCF Brasil, a Casa de Passagem, o Centro de Cultura Luiz Freire, o Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec), o Centro das Mulheres do Cabo, o Coletivo Mulher Vida, a Save the Children, a Rede ARCA, a Rede Tecendo Parcerias, a Rede Estadual de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, de Pernambuco e a ONG Lua Nova, de São Paulo – e por aqueles que foram vítimas de abusos. Bonecos foram testados e todos os croquis e roteiros sofreram modificações ao longo do processo.
O resultado é uma série com manipulação de bonecos em cinco episódios de sete minutos, que retrata a viagem de um caminhoneiro ao lado de seu filho. Ao percorrerem as estradas brasileiras, a dupla depara-se com diversas situações de exploração sexual de crianças e de adolescentes. A trama de ficção é intercalada com depoimentos de especialistas e autoridades que falam sobre a real gravidade do problema e da importância de enfrentá-lo coletivamente, a partir da sensibilização da sociedade como um todo. Por isso, durante a exibição da série, serão divulgados no site do Futura os endereços e contatos das redes de proteção às vitimas. Os programas serão disponibilizados para instituições e secretarias governamentais que atuam na área em um kit com textos complementares que também poderão ser acessados pelo site do Canal.
Serviço:
O quê: Estréia da série “Que Exploração é essa?”
Quando: 15 de novembro (domingo)
Horário: 17h20
Reprises: segunda-feira, 21h20 e sábado, 20h20.