ASA Minas: sobrevoando o Semiárido mineiro por 10 anos
“A ASA Minas é a representação de diversidade, de gente, índios, negros e brancos, de biomas como a mata atlântica, a caatinga, chapadões e cerrado, de conhecimento”. O trecho do texto de Decanor Nunes, educador popular e militante da ASA Minas, comemora os 10 anos da Articulação no Semi-Árido Mineiro.
Para celebrar essa caminhada, a ASA Minas realizou o Encontro Estadual, que aconteceu em Montes Claros, nos dias 28 a 30 de outubro. Cerca de 200 agricultores, agricultoras e agentes das entidades que compõem a Articulação, vindos de todo o Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas participaram do evento.
Com o lema “Semiárido: a vida e as vozes de um povo”, o Encontro Estadual também contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, do deputado estadual Almir Paraca (PT-MG), do presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda, entre outros representantes do governo federal.
Durante o Encontro, foi realizada uma avaliação da atuação da ASA durante a última década. Os participantes identificaram as mudanças ocorridas nas comunidades rurais a partir da Articulação e os desafios que ainda permanecem. “O Encontro foi fantástico do ponto de vista do conteúdo e da presença dos agricultores e agricultoras. Os depoimentos das pessoas não podiam ser melhores”, conta Zeza Freitas, agente da Cáritas Diocesana de Januária.
O Encontro também possibilitou a troca de saberes e experiências durante oficinas temáticas realizadas pelos próprios agricultores e agricultoras. Além de um debate com os gestores públicos no painel “Política pública e convivência com o Semiárido”, que contou com a presença do coordenador de Pólos Norte e Vale do Programa Biodiesel do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Mairon Lopes, do gerente de biocombustíveis da Petrobrás, Marcelo Marchenzini e do deputado Almir. A noite cultural foi animada pela apresentação teatral do Grupo Arte e apresentações musicais de artistas locais.
“Aprendemos muita coisa boa com a ASA. E queremos continuar levando as experiências para as comunidades, levando água boa e sabendo conviver com o Semiárido”, é o que deseja Valteir Soares, agricultor da Comunidade Caldeirão e diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Itinga, no Vale do Jequitinhonha.
Leia mais
Confira o texto de Decanor Nunes na íntegra e outras informações sobre o Encontro Estadual da ASA Minas no blog da ASA Minas.
rc=”http://nem