14? Romaria da Terra – Por mais Vida e Cidadania
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/destaque-ciranda-semiarido.jpg)
Semiárido em romaria por mais vida e cidadania foi o lema da 14ª Romaria da Terra que aconteceu no último dia 11, na cidade de Iguatú, Ceará. Esse também foi um momento de comemoração dos 25 anos da realização da Romaria da Terra no Estado, além de celebrar o centenário de Dom Hélder Câmara e de Patativa do Assaré.
Romeiros e romeiras vieram de paróquias e comunidades celebrar, mais uma vez, a luta em defesa da terra, da água, e o direito à vida. O encontro para acolhida aconteceu às 4h na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Prado. De lá, seguiu-se em caminhada para a Lagoa da Telha, local que deu origem a cidade de Igatu. Um grande círculo formou-se ao redor da lagoa, simbolizando um abraço. Esse momento encerrou com os participantes dançando Torém.
O segundo momento aconteceu nas comunidades, com café da manhã, apresentações artísticas e testemunhos sobre as melhores condições de vida no interior e na cidade. As famílias partilharam a alegria pelas conquistas, dizendo que muita coisa tem sido feita em favor do homem e da mulher do campo. “A construção das cisternas de placas trouxe vida nova para a gente”, disse seu José Gomes, da comunidade Gadelha.
A Romaria da Terra se assemelha à caminhada do povo de Deus em busca da terra prometida. Ela faz parte da trajetória de homens e mulheres que lutam por direitos agregados à terra mãe. Um dos principais objetivos de todas estas caminhadas é chamar a atenção da sociedade para a luta pela Reforma Agrária e pelo acesso à água, sempre sob uma perspectiva bíblica.
Desde 1987, a romaria vem sendo celebrada a cada dois anos como espaço para afirmação e renovação do compromisso com a luta pela vida; espaço para celebração em ação de graças pelas iniciativas que nascem do povo, nas comunidades urbanas e rurais.
O evento culminou com a celebração eucarística e benção dos romeiros e romeiras.