Famílias agricultoras participam de oficina de Gerenciamento de Água

Compartilhe!

Representantes de cerca de 160 famílias participam da Oficina de Gerenciamento de Água para Produção de Alimentos (GAPA) que será realizada de 14 a 16 de outubro, na comunidade de Fundo da Várzea, em Caetité, na Bahia. A atividade é desenvolvida pela Cáritas Nordeste 3 e integra o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semi-Árido – Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Brasil).

O objetivo da oficina é orientar as famílias a tratar e usar a água da cisterna-calçadão de forma racional, sem desperdício, para que a água captada possa durar todo o período de estiagem sem perder a qualidade. As capacitações possibilitaram às famílias conhecer, dialogar e interagir com os monitores sobre as implementações de captação de água, a ASA e a importância de suas ações dentro do P1+2.

A água armazenada nas cisternas-calçadão será utilizada para o cultivo de hortas, viveiros de mudas e criação de pequenos animais. O objetivo do P1+2 é garantir a segurança alimentar e nutricional através do manejo sustentável da terra e da água para a produção de alimentos. Além das cisternas-calçadão, estão sendo construídos tanques de pedra e barragens subterrâneas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *