Municípios de Canudos e Uauá são contemplados com o P1+2
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/p1-2.jpg)
As cidades de Canudos e Uauá, no Alto Sertão baiano, serão os dois novos municípios do estado contemplados com as ações do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA). O programa, que na região de Juazeiro é gerenciado pelo Irpaa (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada), vai implementar em Canudos e Uauá, mais de 60 pequenas obras hídricas entre barragens subterrâneas, bomba d'águas e cisterna-calçadão. Os cursos de capacitação e intercâmbios envolvendo agricultores e agricultoras de dez comunidades rurais já estão sendo realizados nos dois municípios.
As comissões municipais da ASA dizem que o P1+2 será muito bem vindo na região porque reforça as lutas pelas frentes de água já desenvolvidas pelas comunidades rurais dos dois municípios. Elas destacam ainda a importância do acesso à água de produção como estratégica por conta dos programas de produção e beneficiamento das frutas nativas que já existem nos dois municípios, com destaque ao trabalho de beneficiamento de umbu e maracujá do mato.
Na história
Canudos e Uauá têm uma importância singular para o Brasil, por terem sido cenário da Guerra de Canudos (1896-1897), quando o líder religioso Antônio Conselheiro fundou o lendário Arraial de Canudos. Na época, 25 mil pessoas experimentaram um modelo de vida e produção diferente até a experiência de Canudos ter sido totalmente destruída pelo exército em um massacre que terminou em 05 de outubro de 1897.