Livro pretende estimular debate sobre políticas públicas para o Semiárido

Lançamento acontecerá nesta terça-feira, 13, às 18h, na Livraria Cultura no Bairro do Recife/PE
Compartilhe!

As políticas públicas destinaram nos últimos anos recursos técnicos e financeiros para o Semiárido com o objetivo de melhorar a vida dos agricultores familiares e de incentivar o desenvolvimento rural de modo mais sustentável.

Mesmo com estes avanços, existem contradições cada vez mais visíveis com o modelo da agroindústria irrigada, com culturas não-adaptadas às condições climáticas da região, provocando grandes desperdícios dos escassos recursos hídricos e trazendo prejuízos para a economia e a cultura regional. As estratégias para um desenvolvimento rural sustentável procuram por outro lado incentivar a transição para agriculturas mais sustentáveis e equilibradas dentro dos princípios agroecológicos.

O livro “Políticas Públicas para o Semiárido”, da Rede Macambira, pretende dar maior visibilidade aos projetos das organizações da sociedade civil que estão mostrando estratégias e experiências concretas que podem inspirar políticas públicas inovadoras de desenvolvimento sustentável do Semiárido. O livro, organizado por Ângela Küster e Jaime Ferré Martí, com 150 páginas, reúne artigos que relatam os exemplos e a diversidade dos projetos e atividades desenvolvidas por algumas dessas entidades, que compõem a Rede Macambira.

O lançamento do livro é um evento ao público e vai contar com a participação de Joseilton Evangelista de Souza, assessor da Diaconia; Celerino Carriconde, coordenador do Centro Nordestino de Medicina Popular; José Aldo dos Santos, coordenador da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) e José Patriota Filho, gerente-geral do Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural de Pernambuco (ProRural).

Sobre a Rede Macambira:
A Rede Macambira é formada por um conjunto de organizações não-governamentais que atuam no Semiárido brasileiro na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Foi fundada em 2006 a partir do Encontro de agências e ONGs com projetos co-financiados pela União Européia no Semiárido Brasileiro. A missão da Rede Macambira é ser um espaço de articulação, partilha de aprendizagens e experiências para a promoção de reflexões e ações voltadas para o desenvolvimento do Semiárido brasileiro, com foco na agricultura familiar agroecológica, no meio ambiente, no protagonismo comunitário e juvenil e nas políticas públicas.

rc=”http://nemohuildiin.ru

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *