Intercâmbio une crianças de diferentes realidades

Crianças e adolescentes de Salvador e do semiárido baiano participam de mutirão no Dia Mundial de Limpeza de Praias
Compartilhe!

Para celebrar o Dia Mundial de Limpeza de Praias e concluir a segunda fase do Intercâmbio das Águas, 60 meninos e meninas de Salvador e Valente, município do interior da Bahia, vão realizar um mutirão na praia de Ondina. O objetivo da ação e do Intercâmbio é chamar a atenção para a importância da preservação das águas, criando oportunidade de troca de experiência e aprendizado para as crianças e adolescentes da capital e do semiárido baiano.

O evento, promovido pela Campanha Uma Ação para Crianças, da CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço, será dividido em dois dias. No primeiro, 18 de setembro (sexta) acontecerão oficinas sobre destinação de resíduos sólidos e de produção de peças de comunicação sobre preservação dos oceanos e reciclagem de lixo.

No sábado, dia 19 de setembro, será o dia do trabalho de limpeza na praia de Ondina. Além dos debates sobre a importância do cuidado com a água, os estudantes vão produzir vídeos, fotos, jornais e spots de rádio, dando voz a estas crianças e adolescentes. “Um dos objetivos da Campanha Uma Ação para Crianças é justamente estimular o protagonismo infanto-juvenil, possibilitando que elas mesmas falem sobre sua realidade, seus problemas e soluções”, explica Lia Silveira, coordenadora da Campanha e Supervisora Administrativo-Financeira da CESE.

O grupo que participa do Intercâmbio é comporto por 30 estudantes de escolas públicas rurais da região do semiárido baiano com outros 30 estudantes de escolas particulares de Salvador, possibilitando a convivência de quem vive as diferentes realidades do meio rural e o urbano. Para a Diretora Executiva da instituição, Eliana Rolemberg este é um evento que favorece a troca de conhecimento e a formação.

“O Intercâmbio das Águas oferece a oportunidade de crianças de Salvador, uma grande cidade, entenderem a importância que a água tem para a região do semiárido e as tecnologias que foram criadas para lidar com o problema da seca. Por outro lado, as crianças da semiárido vão poder entender as preocupações ligadas ao meio ambiente na cidade, como o problema do lixo. Crianças que têm desde cedo contato com problemas e soluções, podem desenvolver no futuro mais consciência e criatividade, tanto para lidar com a questão da água, como outras”, enfatiza Eliana.

Intercâmbio das Águas
A programação em torno do Dia Mundial de Limpeza de Praias faz parte do Intercâmbio das Águas, evento realizado pela Campanha Uma Ação para Crianças, da CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço. A iniciativa conta com a parceria do MOC – Movimento de Organização Comunitária e com os colégios particulares de Salvador, Dois de Julho, Instituto Social da Bahia e Antônio Vieira e da Prefeitura Municipal de Valente.

Para a CESE, o direito a água sempre foi fundamental. “Desde 83, quando ocorreu a Grande Seca, a CESE passou a dar importância especial a es

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *