Famílias cearenses participam de encontro municipal

Compartilhe!

Aconteceu no dia 29 de agosto o encontro municipal do P1+2 na comunidade de Arerê,  no município de Barreira, Ceará. O tema do encontro foi Combate à Desertificação e teve como objetivo estimular a luta pela preservação do meio ambiente e o combate à desertificação no Semiárido brasileiro. O encontro também foi espaço para apresentação do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) e suas estratégias.

O encontro contou com a presença de cinqüenta famílias contempladas com os programas da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), das comunidades Areré I e II, Exu, Pascualzinho, Riachinho, Arisco, Timbauba e Cruz, além de outros convidados.

Uma das pautas do encontro foi a apresentação do P1+2. Alailson Saldanha, representante institucional da OBAS, Unidade Gestora Territorial do P1+2, e Francisco Bezerra, coordenador do Programa em Barreira, trouxeram para discussão os benefícios que os programas da ASA tem trazido para as famílias, como por exemplo as tecnologias de captação de água para produção de quintais diversificados. Eles também levantaram uma discussão sobre o tema Políticas de Subsistência para Produção Alimentar.

O debate sobre o tema central do evento: combate à desertificação foi facilitado por  Glaucineide Ferreira, animadora técnica do P1+2 pela OBAS. Ela expôs para as famílias os pontos cruciais para que a desertificação ocorra: destruição dos estoques de sementes; desmatamento; queimadas; uso de tratores; poluição; monocultivo; assoreamento dos rios e açudes, dentre outros. Foi enfatizado que o ser humano precisa cuidar da terra, cuidar da comunidade, cuidar dos locais por onde passa, cuidar da natureza e cuidar dele mesmo. “Cuidar para ser cuidado, porque tudo tem conseqüência” conclui Gláucia.

Para os participantes o trabalho que a ASA tem feito através das Unidades Gestoras como a OBAS, dentre outras, tem favorecido o homem e a mulher do campo, disponibilizando recursos para viver melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *