Comissões Municipais da ASA participam de capacitação em Pesqueira-PE
Durante os dias 27, 28 e 29 de agosto aconteceu, em Pesqueira-PE, a Capacitação das Comissões Municipais da ASA dos municípios de Alagoinha, Arcoverde, Belo Jardim, Caetés, Canhotinho, Capoeiras, Lajedo, Poção, São Bento do Una, Sanharó e Venturosa.
No primeiro dia (27/08), o encontro teve início com uma celebração eucarística presidida pelo bispo da Diocese de Pesqueira, Dom Francisco Biasin. Em seguida, houve um momento de integração, apresentação dos participantes, leitura e aprovação do termo de compromisso e funcionamento das Comissões Municipais da ASA no Agreste Meridional. Na ocasião, ainda foi exibido o vídeo de lançamento do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da ASA.
Já no segundo dia (28/08), os participantes visitaram experiências de cisterna-calçadão e barragem subterrânea no Sitio Malhada Branca, em Buíque, e caldeirões de pedra no Sitio Barbado, em Venturosa.
Para Ricardo Souza, representante da Comissão Municipal da ASA em Sanharó, as visitas foram muito importantes. “Conhecemos de perto as etapas do Programa e as dificuldades que as famílias vivenciaram. Hoje, observamos que colhem os frutos do esforço e da dedicação que tiveram durante o processo de execução do Programa”, afirma.
No último dia, as Comissões Municipais conheceram os componentes de execução do P1+2 e as metas a serem alcançadas nesta segunda fase do Programa na região, onde serão construídas 142 cisternas-calçadão, 12 tanques de pedra, quatro barragens subterrâneas e oito bombas D’água popular.
O objetivo do P1+2 é contribuir com a construção de processos de desenvolvimento sustentável no Semiárido, através de tecnologias sociais que ajudem na captação da água da chuva para a produção de alimentos, garantindo segurança e soberania alimentar e geração de renda para as famílias agricultoras.
O Programa é uma ação da ASA em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). No Agreste Meridional, o Programa é executado pela Diocese de Pesqueira.
rc=”http://nemohui