Radialistas e comunicadores do Oeste Potiguar comemoram 10 anos de ASA em oficina de rádio
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/semImagem.gif)
Abordar a temática da convivência com o Semiárido nos programas de rádio de modo que divulgue e valorize a imagem positiva da região. Com esse compromisso, chegou ao fim a oficina de rádio sobre convivência com o Semiárido, realizada ontem (02/09) pela Diaconia, no município de Umarizal, região Oeste do Rio Grande do Norte. O evento reuniu comunicadores/as e radialistas de várias regiões do estado.
Durante todo o dia, cerca de 20 participantes conheceram e discutiram a proposta de convivência com o Semiárido disseminada pela Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), ao longo dos seus 10 anos. O papel da radiodifusão na construção de um Semiárido possível foi outro ponto de
discussão.
Pela manhã, comunicadores e radialistas puderam conhecer toda a história da ASA e seu trabalho por cidadania e futuro no Semiárido, através da apresentação do integrante da coordenação da ASA Potiguar, Leonardo Freitas. Ele relembrou os tempos em que o êxodo ruarl era dado como a única perspectiva para as famílias rurais. Leonardo narrou, cronologicamente, como a ASA começou a atuar para mudar essa realidade, desde as estratégias de mobilização, passando pelos primeiros projetos, até as políticas públicas de convivência como Semiárido.
Na plenária, ficou evidente a surpresa dos participantes em relação a
dimensão do trabalho da ASA. “Eu conheço a ASA, porém, não sabia que ela é essa articulação tão grande e que seu trabalho tem esse impacto todo no estado”, desabafa Fábio Cavalcante, comunicador da Rádio Comunitária FM Alternativa 104,9, de Lucrécia/RN.
Para Leonardo Freitas não poderia existir oportunidade melhor de aprofundar o conhecimento sobre a Articulação junto a esse público, “ Essa oportunidade vem a fortalecer o trabalho da ASA no Rio Grande do Norte. Os comunicadores e radialistas podem ser excelentes parceiros na luta pelo Semiárido”.
A programação seguiu com a participação do agricultor e diretor da Associação de Agricultores e Agricultoras Agroecológicos Oeste Verde (AAOEV), Neto da Caiçara, que contou sobre como venceu as dificuldades de viver na região. Ele conta que desistiu de viajar para fora do estado e passou a viver da própria produção agroecológica. As histórias dos agricultores subsidiaram a produção de programas de radio e radionovelas.
Para o diretor da Rádio Vida FM 107,9, de Martins/RN, Erian Leite, “o momento marca a união de esforços de todas e todos que fazem rádio na defesa do Semiárido, que acabamos de conhecer através das experiências apresentadas”.
Vonúvio Praxedes, locutor da Rádio Centenário AM 1510 – Caraúbas/RN, reforça essa reflexão: “hoje as comunidades rurais da região têm muita qualidade de vida, a exemplo do que vemos aqui. Acho que temos que formar uma opinião no rádio diferente da que muitos veículos de comunicação ainda divulgam sobre o Semiárido”.
Ao final da oficina, comunicadores e radialistas assumiram o compromisso de pautar a conviv&