Oficinas de Gestão de Água para Produção de Alimentos são realizadas na Bahia

Compartilhe!

Os municípios de  Casa Nova e Remanso receberam, entre os dias 14 e 27 de agosto, as oficinas de Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA), realizadas pelo Sasop, Unidade Gestora Territorial (UGT) do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Durante a oficina, os participantes discutiram o Semiárido, o ciclo da chuva, as políticas públicas  relacionadas às tecnologias apropriadas para a região e a organização da produção, a partir do sistema produtivo familiar e comunitário.

As roças agroecológicas  foi outro assunto  trabalhado, dando destaque à origem do solo, aos microorganismos que  nele vivem e que são alimentos para todo ecossistema. As práticas que conservam e destroem o solo e o meio ambiente, focando a relação do ser humano e natureza também foram destaques.

Marcos Sales, facilitador da oficina, explica que outro tema trabalhado foram as  formas de estocagem, tanto de água, como de alimentos e sementes.  “Na hora da conversa sobre estocagem de água o grupo participa mais, possivelmente porque algumas  formas  já fazem parte da realidade da comunidade. Pois se fala sobre tecnologias como barreiros, tanque de pedra, barragem subterrânea, açude, barreiro de salvação, além das cisternas para consumo humano e de produção”, afirma. 
 
No encontro, os participantes  também  aprenderam sobre secagem de sementes e produção de feno no período de estiagem ; e sobre como a estocagem de sementes é trabalhada  nas formas de organização: individual/ familiar e coletiva,  a partir do funcionamento do banco de sementes.
 
Cerca de 70 famílias de oito comunidades, já foram beneficiadas com as tecnologias do P1+2, apenas em Remanso e Casa Nova. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *