Pedreiros do sudoeste baiano aprendem a construir cisterna-calçadão
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/p1-2.jpg)
Cerca de 10 pedreiros devem participar da Oficina de Construção de Cisterna-Calçadão, que será realizada de 04 a 14 de setembro, na comunidade de Cajazeiras, município de Caetité, na Bahia. A atividade está sendo organizada pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3, uma das unidades gestoras do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA).
Os participantes são provenientes de Caetité, Guanambi, Pindaí, Palmas de Monte Alto, Caturama e Boquira. A maioria deles já sabe construir a cisterna de 16 mil litros do Programa Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC).
A oficina faz parte das atividades de capacitação do P1+2, que tem por objetivo promover a segurança alimentar e geração de renda de agricultores e agricultoras familiares, a partir do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para a produção de alimentos. O Programa também prevê a realização de visitas de intercâmbio entre agricultores e agricultoras e a sistematização das experiências para a multiplicação das experiências dessas famílias.
Cisternas-calçadão
Esses reservatórios têm capacidade para armazenar até 52mil litros de água da chuva que cai no calçadão com área aproximada de 200m² e vai direto para a cisterna. Utilizando métodos como o sistema de irrigação manual ou o gotejamento, é possível utilizar essa água armazenada para irrigar uma horta, um viveiro de mudas. O líquido estocado também é utilizado para dar de beber aos animais.
Nos municípios de Caetité, Botuporã, Matina, Riacho de Santana e Guanambi já foram construídas, no ano passado, 85 cisternas-calçadão. A Cáritas Nordeste 3 executou também, nessas localidades, a construção de 12 barragens subterrâneas e 13 tanques de pedra, outras tecnologias de armazenamento de água trabalhadas pelo P1+2. A previsão para esse ano é a construção de mais 143 cisternas calçadão nos municípios de Pindaí, Palmas de Monte Alto, Caturama, Boquira, Caetité e Guanambi.
rc=”http://nemohuildiin