Estados se articulam para o 1? Encontro de Agricultores/as do SAB
O processo preparatório para o 1º Encontro de Agricultores e Agricultoras Experimentadores do Semiárido, que acontecerá de 21 a 23 de setembro, em Aldeia/PE, está na reta final. Ontem (25/8), a comissão organizadora se reuniu em Recife para discutir os últimos detalhes da programação, divulgação e outros assuntos relacionados à logística do encontro.
Nos estados, a etapa atual é de identificação dos/as agricultores/as e dos/as técnicos/as que irão participar do encontro e de sistematização das experiências que serão apresentadas. De acordo com Reginaldo Alves, coordenador executivo da ASA pelo estado de Pernambuco e membro da comissão organizadora do encontro, existe uma quantidade de participantes por estado, que foi definida pela Coordenação Executiva da ASA (CE). “A previsão é que tenhamos em torno de 130 pessoas, mais ou menos 90 agricultores e 30 técnicos, além de outras pessoas da CE e convidados”, diz o coordenador.
A escolha dos participantes leva em consideração alguns critérios.No caso dos técnicos é necessário que estejam envolvidos nos processos de formação da ASA e que sejam ligados ou que acompanhem as experiências agroecológicas que serão apresentadas. Já os agricultores devem ser pessoas que participem de intercâmbios e que tenham sua experiência sistematizada, seja no boletim da ASA, o Candeeiro, ou em outro instrumento de sistematização.
“Além disso, a gente está orientando que seja garantida a participação equilibrada entre homens e mulheres e que a gente possa estar valorizando a participação de jovens”, ressalta Reginaldo Alves.
No que se refere à programação, o coordenador adianta que haverá uma mesa temática, com a participação de representantes dos ministérios do Desenvolvimento Social (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA) e uma feira de saberes e sabores, onde os/as agricultores/as vão poder mostrar suas experiências e trocar conhecimentos. Também está previsto a apresentação do Agroecologia em Rede, que é uma ferramenta disponível na web, de sistematização e disseminação das experiências agroecológicas.
“O elemento inovador é que o encontro, no terceiro dia, terá uma atividade de rua. A idéia é que seja feita uma feira, no centro de Recife, onde se possa mobilizar a sociedade e dar visibilidade a riqueza que será esse encontro”, revela Reginaldo Alves.
O 1º Encontro de Agricultores e Agricultoras Experimentadores do Semiárido é uma das ações preparatórias ao VII Encontro Nacional da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (EnconASA). A idéia é que os agricultores e agricultoras presentes ao evento também estejam no Encontro Nacional. É também uma atividade de celebração aos 10 anos da ASA.
Ouça a mensagem do coordenador<