Encontro reúne famílias do Piauí para discutir convivência com o semiárido
Famílias agricultoras do semiárido piauiense se reuniram no último fim de semana com as comissões municipais e comunitárias dos municípios de Castelo do Piauí, Milton Brandão, Sigefredo Pacheco e Pedro II. O objetivo do encontro foi fortalecer as ações do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).
O Encontro Comunitário também serviu para promover junto às famílias beneficiadas com as ações do P1+2 uma discussão sobre a segurança e soberania alimentar para as famílias do Semiárido. Os dois encontros aconteceram simultaneamente nos municípios de Pedro II e Castelo do Piauí, mobilizando no total 97 agricultores e agricultoras.
O encontro em Castelo do Piauí foi enriquecido com os depoimentos dos agricultores e agricultoras que participaram de um intercâmbio intermunicipal na comunidade Manoel dos Santos, em Castelo do Piauí, onde conheceram os quintais produtivos das famílias beneficiadas com tanques de pedra e cisternas-calçadão. As famílias compartilharam a experiência e aproveitaram para tirar duvidas sobre o caráter produtivo, já que começarão a produzir e poderão colocar em prática o que aprenderam nas capacitações.
O Programa P1+2 é uma ação da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) desenvolvido no norte do Piauí pelo Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).