Fórum realiza mobilização em defesa das famílias atingidas pela construção da barragem do Figueiredo/CE
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/semImagem.gif)
O Fórum Microrregional Pela Vida no Semiárido de Limoeiro do Norte realizará evento de mobilização social em defesa da vida, no Centro Comunitário da cidade de Iracema/CE, na próxima sexta-feira, 28 de agosto.
O evento, que terá início às 8h, tem como objetivo principal levar ao conhecimento da população a situação das vítimas atingidas pela construção da barragem do Figueiredo, que faz parte das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A mobilização acontecerá com uma caminhada, que sairá da frente da Pousada Beira Rio em direção ao Centro Comunitário. Lá, haverá discussões acerca das questões levantadas na caminhada e planejamento das ações concretas a serem encaminhadas em favor das comunidades atingidas pela barragem.
Na caminhada haverá carro de som com gritos de denúncia sobre a situação enfrentada pelas famílias; cartazes mostrando a realidade das comunidades atingidas com a construção das barragens; panfletos para distribuição, dentre outras coisas.
A barragem do Figueiredo tem capacidade para armazenar 520 milhões de metros cúbicos e terá um investimento de R$ 120,87 milhões. Entre os principais problemas que as famílias estão enfrentando com a obra destacam-se: lentidão no pagamento das indenizações; remanejamento dos núcleos urbanos e rurais; falta de orientações e problemas cartoriais, dentre outros.
A barragem do rio Figueiredo, que desapropriará em média 300 famílias das localidades Lapa, no município de Potiretama, e Distrito de São José e Assentamento Boa Esperança, no município de Iracema, reflete a situação atual vivida por muitas famílias das comunidades interioranas, desde o inicio da implantação do Projeto PAC do governo federal.
Como acontece em outras comunidades atingidas pelos mega projetos do PAC, alguns fatos de relevância como esse têm sido ignorados pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), órgão responsável pela gestão dos projetos.
Diante desse contexto, o Fórum Microrregional quer sensibilizar as pessoas quanto às reais situações que a desapropriação causa às famílias; garantir participação da sociedade nas lutas pela reivindicação dos direitos de cada pessoa de viver com dignidade; propiciar um espaço de diálogo entre as famílias atingidas, as comissões municipais, os órgãos públicos e sociedade em geral, para que nas atividades do Grito dos Excluídos 2009 essa luta ganhe dimensão nacional.
Serviço:
Data: 28 de agosto de 2009
Local: Centro Comunitário da Cidade de Iracema
Horário: 8 às 16h