Coordenação do P1+2 realiza visita de campo no Semiárido mineiro

Compartilhe!

A coordenação nacional do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), realizou uma visita de campo nos dias 17 e 18 de agosto, no Semiárido mineiro, para conhecer de perto a realidade das famílias atendidas pelo Programa e algumas implementações construídas na região.

O coordenador do P1+2, Antônio Barbosa, e o técnico do Programa, Cláudio Almeida Ribeiro, visitaram as famílias beneficiadas nas comunidades rurais Furado do Padre, Furado da Roda, Poço Dantas, Poço e Salabro, no município de Porteirinha.

Seu Anselmo Alves da Silva, agricultor da comunidade Poço Dantas, fala o significa o P1+2 para ele: “não tem coisa melhor no mundo”. Segundo ele, que já passou muitas dificuldades, “não tem coisa pior que a seca, que é você viver num lugar que não tem água”.

Além do diálogo com as famílias, foram visitadas as tecnologias de armazenamento de água da chuva para produção de alimentos e o caráter produtivo, que inclui hortas e pomares, da etapa piloto do Programa.

Dona Aneli Francisca de Sena, da comunidade Furado do Padre, faz parte de uma das muitas famílias beneficiadas pela etapa piloto do Programa, que já estão colhendo os frutos do trabalho. Segundo ela, antes não era sempre que tinha dinheiro para ir ao mercado fazer feira, “hoje, temos fartura pra gente da casa, pra dar e ainda vender quando alguém procura”, afirma, mostrando a horta com orgulho. Antes, sem água, era impossível ver o verde que se enxerga hoje.

O objetivo da visita foi acompanhar de perto os trabalhos das equipes e o diálogo com as famílias beneficiadas. A perspectiva é que a cada seis meses, a equipe técnica do P1+2  realize duas visitas de monitoramento em todas as Unidades Gestoras Territoriais (UGTs) do Programa.

O P1+2 é uma estratégia da Articulação no Semi-Árido (ASA), apoiada  pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF). Na região visitada, o Programa é executado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha – MG.

e”>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *