Seminário sobre o avanço da fumicultura no Território da Borborema
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/destaque-radio-agricultura-familiar.jpg)
O Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentável da Borborema, espaço que reúne diversas instituições e organizações de diferentes segmentos da sociedade civil e governamentais, realizará o Seminário sobre o Avanço da Fumicultura no Território da Borborema. O evento acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto, no Centro de Evento Marista, em Lagoa Seca-PB. O encontro contará com a participação de agricultores e agricultoras familiares, sindicatos de trabalhadores rurais, organizações não- governamentais, universidades, Secretarias Estadual e Municipais de Saúde e de Agricultura, Emater, Embrapa Algodão, entre outros. Contará também com a participação de representantes dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Saúde.
Diferentemente do fortalecimento da agricultura familiar em bases agroecológicas, da valorização do conhecimento e dos recursos locais, há três anos vem se estimulando na região a introdução da fumicultura nos sistemas de produção. O cultivo do fumo vem se expandindo no estado por meio de investimento de grandes empresas, que através de uma incessante campanha vem envolvendo um número crescente de famílias agricultoras. A contaminação do solo e da água, a intoxicação das famílias pelo uso do veneno e os altos custos de produção são alguns dos problemas verificados como conseqüência desse tipo de monocultivo.
Nesse contexto, o Seminário sobre o Avanço da Fumicultura no Território da Borborema pretende aprofundar o conhecimento e promover a reflexão sobre as implicações econômicas, ecológicas e sociais da introdução da cultura do fumo para a agricultura familiar, assim como, sensibilizar agricultores e agricultoras, organizações e diversos atores do Território da Borborema para a problemática relativa à fumicultura. O seminário ainda terá como objetivo a identificação e o fortalecimento de estratégias de promoção da sustentabilidade da agricultura familiar em bases agroecológicas.
Veja aqui a programação do Seminário.
e”>