P1+2 traz novas perspectivas de vida para juventude no Ceará

Jovens da comunidade Cruz, no município de Barreira, acreditam que o Programa trará benefícios a várias famílias do local
Compartilhe!

A comunidade Cruz, há 18 km do centro da cidade de Barreira, no Ceará, foi a primeira do território a receber a implementação da cisterna-calçadão do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA). A construção feita no mês de junho, durante uma capacitação com pedreiros dos municípios beneficiados pelo P1+2, trouxe, além da possibilidade de captar água para a produção de alimentos, novas expectativas para os moradores do local.
 
Jovens e crianças da comunidade, que vivem da agricultura e precisam se deslocar até a cidade para estudar, vivem repletos de sonhos e em busca de conquistar vários objetivos. Visando atender a essa demanda da juventude, a Organização Barreira Amigos Solidários (Obas) se reuniu com 18 jovens da comunidade no último dia 03, para discutir as possíveis alternativas que possam transformar esses sonhos em realidade e garantir o reconhecimento deles como cidadãos.
 
O palestrante Alailson Saldanha afirmou que o P1+2 não quer só fazer as implementações (cisterna-calçadão, barragem subterrânea, tanque de pedra e bomba popular), mas também, pretende incentivar modos de vida saudáveis, respeitando a natureza. “Vamos pensar o P1+2 pensando na transformação. As mudanças virão, mas para isso é preciso que haja contribuição de cada um e cada uma. Vamos trabalhar juntos, pensando ‘o que querem fazer para esta mudança?’”, perguntou Alailson, provocando os jovens.
 
As respostas indicaram para a necessidade de trabalhar de forma organizada, valorizando aspectos da própria comunidade. Os jovens definiram que irão trabalhar com crochê, na fabricação de material de limpeza, confecção de bijuteria e construção das bombas manuais para as cisternas. Também serão disponibilizados computadores para a realização de cursos de informática.
 
No dia 17 de agosto, os jovens se reunirão novamente para discutir de que forma é possível realizar o sonho da cada um e cada uma, proporcionando melhorias de vida e a integração da juventude no meio social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *