Pedreiros passam por capacitação na Bahia

Compartilhe!

Como parte das atividades de implantação do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), o Sasop, uma das unidades gestoras do Programa na Bahia, realizou entre os dia 28 de julho e 06 de agosto, uma capacitação com um grupo de pedreiros e ajudantes dos municípios de Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Sento Sé e Pilão Arcado. O curso foi realizado na comunidade Xique-Xique, na propriedade de Renato da Costa Torres e Ana Maria Pereira dos Santos.

O objetivo é que essas pessoas aprendam a construir a cisterna-calçadão, uma das tecnologias do P1+2 que permite o armazenamento de 52 mil litros de água para produção de alimentos.

O casal Renato e Aninha, como é conhecida na comunidade, tem quatro filhos, um deles é portador de deficiência mental. Já faziam canteiros e plantavam fruteiras, mas num local distante da casa por conta da água. Na época da seca, a água só dá para as necessidades básicas, então os canteiros ficavam sem produzir alimento.

Aninha diz que parece um sonho ter uma cisterna que avista a poucos metros da porta de sua casa. Ela diz que nunca mais vai faltar alimento e água para sua família. Já teve dia de não saber o que fazer, e hoje tem a cisterna para consumo humano e agora a cisterna-calçadão.

Renato diz que, quando o seu nome foi indicado na reunião de seleção das famílias, dia 21 de julho, para receber a tecnologia da cisterna-calçadão, ele não conseguia nem andar de tanta felicidade. Um dia desses parecia ser tão distante a realidade de ter uma cisterna de produção, e hoje se emociona ao falar que já tem uma pronta no seu quintal, pois tem certeza que a sua família vai ter melhor qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *