Famílias do P1+2 participam de curso no Cariri cearense
O Instituto Elo Amigo, Unidade Gestora do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) realizou no período de 30 de julho a 1º de agosto, o curso de Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA), na comunidade Minguiriba, na cidade do Crato, no Ceará. O curso também envolveu mais duas comunidades: Baixa do Maracujá e Mata Velha. Ao todo, foram 23 famílias que participaram do curso.
O animador de campo da região, Manoel Leandro, destacou a importância de momentos como este na implementação das tecnologias. “A gente procura dialogar com os participantes. Eles contam as histórias deles e aí a gente tenta mostrar outros caminhos de como melhorar as técnicas”, afirma.
Seu Antônio da Hora, um dos participantes do curso, possui um sistema de agroflorestação. Ele conta sua história e explica que os agricultores que trabalham com isso deveriam receber uma espécie de incentivo para manter a propriedade, pelo menos, por uns quatro anos, visto que, esse é o tempo que o sistema leva para dá seus melhores resultados.
Segundo os agricultores e agricultoras, o GAPA vem somar ao que eles já haviam aprendido, principalmente sobre o uso racional da água. “O curso de GRH [Gerenciamento dos Recursos Hídricos], do P1MC [Programa Um Milhão de Cisternas] já havia deixado uma grande lição de como fazer o uso certo da água, lembrou Dona Lenir.
A capacitação de Gestão de Água é apenas uma das ações desenvolvidas pelo P1+2. As pessoas capacitadas já participaram de intercâmbios, onde tiveram contato com experiências de outras famílias.