Encontro comunitário é realizado na Bahia
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/semImagem.gif)
Agricultores, agricultoras e integrantes de comissões municipais participaram do Encontro Comunitário Municipal, que foi realizado no dia 31 de julho no município de Santa Maria da Vitória e no dia 01 de agosto em Santana, na Bahia. O evento foi promovido pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), através da Associação Comunitária da Escola Família Agrícola Rural de Correntina e Arredores (Acefarca), que é uma Unidade Gestora Territorial (UGT) do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).
O objetivo principal foi o de socializar as atividades realizadas até o momento, fazer uma avaliação do Programa e construir coletivamente estratégias para superar os desafios ainda enfrentados.
Dona Quena, moradora da comunidade de Macambira, em Coribe, e uma das contempladas com uma cisterna-calçadão, conta que precisou enfrentar muitas dificuldades para a implementação da tecnologia que, graças ao trabalho coletivo, puderam ser superados. Ela acredita que individualmente seria quase impossível construir a cisterna, pois as famílias não tinham como pagar o aluguel de maquina ou contratar o trabalho braçal.
No Assentamento Boa Sorte, em São Felix do Coribe, as dificuldades foram ainda maiores, pois, quase todos os buracos deram em rocha no inicio das escavações. A alternativa encontrada dói a de quebrar a rocha com marreta ou pegar lenhas e colocar fogo no local.
A avaliação que foi realizada coletivamente e por comunidade, mostrou a importância da solidariedade, do trabalho coletivo e de viver em COMUM + UNIÃO para superar junto às dificuldades e desafios que aparecem. Além de ter proporcionado perceber essas dificuldades, o evento foi o espaço propicio para encontrar as devidas soluções dos problemas surgido.