Famílias participam de capacitação em Sistema Simplificado de Irrigação

Compartilhe!

Vinte e três agricultores e agricultoras dos municípios de Tupanatinga e Buíque participaram nos dias 26, 27 e 28 de julho de uma capacitação em Sistema Simplificado de Irrigação, no Sitio Malhada Branca, no município de Buíque.

Os/as participantes foram beneficiados com a cisterna-calçadão e a barragem subterrânea, duas tecnologias de captação de água para produção de alimentos do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA).

Durante os três dias foram trabalhadas questões teóricas e práticas com a finalidade de preparar os/as beneficiários/as para o melhor uso das implementações, através de técnicas simples e econômicas de irrigação.

Nesse sentido, no primeiro dia (26) foi feita uma reflexão sobre os modelos de propriedades e as práticas de produção das famílias presentes, através de desenhos dos sítios.  Também foi feito um levantamento das formas de irrigação conhecidas pelos participantes, o material utilizado nas produções, bem como os custos para se produzir.

“Aprendi muita coisa que vou colocar em prática na minha propriedade. Volto bastante animado”, disse Seu Zé Novo, de Tupanatinga.

No segundo dia (27), os/as participantes tiveram a oportunidade de fazer um exercício prático nos canteiros. Para Célia Iracema, de Buíque, “o encontro foi muito bom, pois, favoreceu a integração entre os agricultores e as agricultoras e a troca de experiências”, afirmou. 

No ultimo dia (28) os agricultores e as agricultoras conheceram experiências de convivência com o Semiárido e também outras atividades realizadas pela Diocese/Cáritas Diocesana de Pesqueira, unidade gestora do P1+2 no território. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *