Pedreiros são capacitados em Riachão do Jacuípe
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/p1-2.jpg)
Nos municípios baianos de Quijingue e Riachão do Jacuípe, famílias já estão sendo contempladas com a cisterna-calçadão, através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação do Semi-Árido Brasileiro (ASA). As construções serão feitas através da APAEB Serrinha, Unidade Gestora Territorial (UGT) do Programa na região.
Uma das ações previstas é o curso de capacitação de pedreiros, que está sendo realizado entre os dias 21 e 29 de julho, em Riachão do Jacuípe. No curso, os pedreiros tiveram contato com as ferramentas a serem utilizadas, as formas e as medidas que devem ser levadas em consideração durante o processo de construção da cisterna calçadão.
Na ocasião, pedreiros que já construíram cisternas para o Programa Um Milhão Cisternas (P1MC) puderam apresentar um pouco da sua experiência para aqueles que ainda não haviam participado da construção de tecnologias de captação de água.
Já na segunda parte do curso, os pedreiros estão aprendendo na prática como fazer a cisterna-calçadão.
Quatro famílias das comunidades de Mandaçaia, São Lourenço, São Francisco e Caldeirão Grande, em Riachão do Jacuípe, serão contempladas. No município de Quijingue cinco famílias das comunidades de Riacho dos Cágados e Lagoa do Licuri já tiveram a construção de suas cisternas iniciadas.